Etapas para fazer o marketing de marcenaria

1. Realizar pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é uma parte fundamental do desenvolvimento de sua estratégia de mercado. Pois trata-se de coletar informações que fornecem uma visão sobre o pensamento, os padrões de compra e a localização de seus clientes durante o marketing de marcenaria.

Além disso, a pesquisa de mercado também pode ajudá-lo a fazer uma previsão inicial de vendas, monitorar as tendências do mercado e ficar de olho no que a concorrência está fazendo.

2. Crie um perfil de seus mercados-alvo

Tentar promover seu serviço de marceneiro para todos pode ser caro e ineficaz. Agrupar ou segmentar seus clientes potenciais com base em certas características ajudará a concentrar seus esforços de marketing de marcenaria.

Geralmente a segmentação é baseada em fatores como:

geografia – localização

dados demográficos – idade, sexo, nível de educação, renda, ocupação

comportamento – lealdade, atitude, prontidão para comprar, taxas de uso

estilo de vida – classe social, personalidade, valores pessoais.

Seu mercado-alvo deve ter necessidade de seu produto ou serviço porque está disposto a pagar por sua oferta.

3. Identifique sua proposta de venda exclusiva (PVE)

A proposta de venda exclusiva é a única razão pela qual seus clientes compram de você e não de seus concorrentes, pois é o que faz sua empresa se destacar da multidão. 

Portanto, é importante definir o que você faz de forma diferente e ser capaz de transmitir isso aos clientes em potencial. Normalmente, isso reflete suas habilidades ou conhecimentos especiais, por fim.

Sua PVE pode estar tendo uma oferta nova ou exclusiva ou prestando um serviço excepcional. Desse modo, comece a desenvolver sua PVE respondendo às seguintes perguntas:

O que você mais ama em seus serviços?

Que habilidades ou conhecimentos especiais você possui?

O que faz seus clientes virem até você em vez de seus concorrentes?

Como seus clientes se beneficiam com a compra de seus serviços?

Quais aspectos você geralmente destaca ao descrever seu negócio para estranhos?

4. Desenvolva a sua marca comercial

Cada empresa, independentemente do tamanho, provavelmente precisará de uma marca. 

Desse modo, uma marca é mais do que um logotipo, cor ou slogan. Assim, uma marca bem articulada conecta-se emocionalmente com seus clientes-alvo e transmite quem você é, o que você representa e o que pode oferecer.

5. Escolha seus caminhos de marketing

Embora existam muitos disponíveis, considere seu público-alvo ao determinar qual usar.

Embora as opções incluem um site de negócios, mídia social, blog, brochura e folhetos, eventos de networking, publicidade impressa, boca a boca, ligações frias e envio de cartas.

6. Defina suas metas e orçamento

As metas de marketing o ajudarão a definir o que deseja alcançar por meio de suas atividades de marketing. 

Você também precisará alocar um orçamento para suas atividades de marketing. Enfim, seu orçamento de marketing de marcenaria deverá incluir elementos como:

desenvolvimento e manutenção do site

estratégia de otimização de mecanismo de busca

design de branding

impressão de material promocional (cartões de visita, brochuras, sinalização, etc)

propaganda

doações e patrocínios

empregar pessoal para realizar atividades de marketing.

DICA: Como regra geral, você deve gastar entre três e cinco por cento de seu faturamento anual real ou esperado em marketing de marcenaria. No entanto, se o seu negócio for novo, pode ser necessário alocar mais fundos inicialmente para construir o perfil do seu negócio.

7. Cultive seus clientes leais

Marketing de marcenaria

Seus clientes são a chave do seu sucesso, por isso é importante cuidar deles e incentivar a fidelidade. Fornecer um atendimento ao cliente excepcional pode fazer com que as pessoas voltem e diferenciá-lo de seus concorrentes.

As estratégias para construir a fidelidade dos clientes incluem:

comunicar-se regularmente com os clientes por meio de mídias sociais, blogs ou notícias

fornecer acompanhamento pós-venda

cumprindo suas promessas

indo a ‘milha extra’ e fornecendo benefícios que excedem as expectativas iniciais

usando feedback e reclamações como uma oportunidade para melhorar os serviços

ouvindo clientes

treinamento de equipe em atendimento ao cliente e processos básicos de vendas.

8. Monitore e analise

É importante monitorar e revisar regularmente suas atividades de marketing de marcenaria para determinar se estão alcançando o resultado desejado, como aumento nas vendas. Inicialmente, você deve revisar seu plano de marketing a cada três meses para garantir que suas atividades estejam apoiando sua estratégia. 

Assim que seu negócio se tornar mais estabelecido, revise seu plano ao lançar um novo produto ou serviço, se um novo concorrente entrar no mercado ou se surgir um problema que afete seu marketing de marcenaria.

As atividades de monitoramento podem incluir a revisão de seus números de vendas regularmente (mensalmente) ou o monitoramento da atividade do cliente durante uma campanha publicitária. 

Você também pode acessar e revisar ferramentas analíticas gratuitas para determinar a eficácia de suas campanhas de mídia social ou site.

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