Como vender moveis planejados nas redes sociais

Quando aprendemos a fazer móveis nos orgulhamos por desenvolver essa nova habilidade, mas então bate aquela dúvida, como vender móveis planejados? Por onde começar?

Essa é uma dúvida comum, afinal, todos nós queremos monetizar esse trabalho que nos empenhamos para aprender. Por isso, vou te ensinar como dar os primeiros passos para começar a vender, utilizando as melhores plataformas de comunicação do momento. Isso mesmo, as redes sociais.

É possível vender móveis nas redes sociais?

É realmente possível vender móveis planejados nas redes sociais?

Costumo dizer que poucas coisas não são possíveis de se vender nisso que podemos chamar de “maior vitrine do mundo”. Se o seu produto não infringe as leis, pronto, é possível.

Mas já vou te alertando que muitos, sim, muitos, estão utilizando as redes sociais de uma maneira totalmente errada, transformando o perfil em catálogo de propaganda que só espanta os usuários.

Para você começar a vender através das redes sociais, primeiro precisa entender a dinâmica dela, como realmente funciona. Uma boa maneira de fazer isso é se perguntar o motivo que faz as pessoas estarem alí.

As duas redes sociais mais utilizadas no momento são o Facebook e o Instagram. Os usuários dessas duas redes não têm como principal objetivo comprar algo, mas sim se entreter, e através dessa informação você pode montar uma estratégia para ser visto e, consequentemente, vender.

Outro ponto importante, é saber em quais redes sociais divulgar o seu produto. Mas não se preocupe, a resposta é simples. Divulgue onde o seu cliente está. Parece até meio óbvio, mas às vezes acabamos nos esquecendo disso e gastamos tempo e trabalho à toa.

Até aqui tudo certo? Então podemos partir para o próximo passo, que pode determinar a velocidade que suas vendas de ocorrerão.

Aprenda também outras 6 dicas para alavancar suas vendas

Usar perfil pessoal ou comercial para vender móveis nas redes sociais?

Imagem de tela inicial do Instagram sobre vender móveis na rede social

Quando criamos uma conta em alguma rede social com o objetivo de venda, somos logo induzidos a criar uma página, no caso do Facebook, ou uma conta profissional, no caso do Instagram. 

Mas antes de tomar essa decisão, entenda isso:

“Pessoas seguem pessoas”

As pessoas não gostam de seguir empresas, não gostam de seguir a Itatiaia ou a Brastemp, mas sim o João, a Maria… Por isso, utilizando as redes sociais com o seu nome, você conseguirá seguidores mais facilmente do que através de uma página ou perfil empresarial.

A desvantagem do perfil pessoal para vender móveis planejados é que o seu nome ficará atrelado com a marca, ou seja, você vai precisar estar sempre presente naquela rede social para interagir com os seguidores.

Em um perfil comercial não é necessário que você fique “preso” àquela rede social, pois a marca não estará vinculada a sua pessoa. Mas é importante que tenha alguém como personagem da sua empresa, pois aumenta a interação.

Dica: No Instagram, mesmo que escolha se apresentar como pessoa, mude seu perfil para conta profissional, pois permite que você tenha acesso a métricas relevantes sobre o perfil.

Agora vamos para um dos tópicos que considero de maior importância.

Produza conteúdo, não propaganda.

Imagens de móveis organizados

Para vender móveis nas redes sociais é muito importante entender isso. Como você sabe, as pessoas estão em busca de entretenimento, não de propagandas.

O conteúdo faz com que o usuário venha até você e, por vontade própria, te siga. É através desse movimento por parte do cliente que as possibilidades de vendas aumentam.

Para que sua produção de conteúdo fique interessante vou dar algumas dicas de conteúdos:

Mostre os bastidores

As pessoas têm curiosidade em ver como funciona o processo de fabricação de um móvel, mostre à elas.

Dê dicas

Muitos seguidores são atraídos através de dicas sobre o seu nicho. Algumas ideias são:

  • Como escolher o material dos móveis;
  • A diferença dos acabamentos;
  • Quais ferragens usar nos móveis;
  • Como não ser enganado ao comprar móveis planejados;

Conte Histórias

Todos gostam de boas histórias, dê isso para o seu público. Conte como você começou, histórias de clientes que compraram seus móveis, alguns acontecimentos do dia a dia…

Um bom conteúdo faz com que as pessoas queiram comprar de você, por isso insisto em dizer que essa parte é fundamental para o seu negócio.

Entenda como funciona a rede social que escolheu, pois faz muita diferença. O Instagram, por exemplo, é uma rede social muito visual. Um conteúdo de valor nesse caso, seriam boas fotos dos móveis seguidos por uma legenda interessante.

Dica: Para vender móveis planejados nas redes sociais é importante despertar o desejo do cliente, então, independente da rede social utilizada, faça boas fotos dos seus produtos.

Veja agora algo que pode mudar a percepção do cliente em relação ao seu produto.

Interaja com seus seguidores nas redes sociais

A importância da interação com o cliente para vender móveis planejados

Quando as pessoas percebem que você responde aos comentários e mensagens, gera automaticamente uma maior confiança, e isso quebra algumas objeções.

Sempre que alguém entrar em contato, busque ajudar a pessoa de maneira honesta, pois existe um gatilho mental chamado reciprocidade, que faz com que a pessoa sinta-se devedor de algo a você. Muitos acabam comprando seus produtos como uma forma de retribuir sua ajuda, mesmo fazendo de maneira inconsciente.

Mãos à obra

Como você pode ver, vender móveis na internet exige um certo conhecimento sobre marketing, mas nada muito complexo. Com o que aprendeu aqui você já pode começar a atrair seus primeiros clientes.

Então vamos lá, hora de pôr em prática o que aprendeu. Um bom começo é visitar o nosso Instagram, aproveite e observe como é feito os conteúdos e utilize como fonte de ideias para criar o seu.