Quando aprendemos a fazer móveis nos orgulhamos por desenvolver essa nova habilidade, mas então bate aquela dúvida, como vender móveis planejados? Por onde começar?
Essa é uma dúvida comum, afinal, todos nós queremos monetizar esse trabalho que nos empenhamos para aprender. Por isso, vou te ensinar como dar os primeiros passos para começar a vender, utilizando as melhores plataformas de comunicação do momento. Isso mesmo, as redes sociais.
É possível vender móveis nas redes sociais?
Costumo dizer que poucas coisas não são possíveis de se vender nisso que podemos chamar de “maior vitrine do mundo”. Se o seu produto não infringe as leis, pronto, é possível.
Mas já vou te alertando que muitos, sim, muitos, estão utilizando as redes sociais de uma maneira totalmente errada, transformando o perfil em catálogo de propaganda que só espanta os usuários.
Para você começar a vender através das redes sociais, primeiro precisa entender a dinâmica dela, como realmente funciona. Uma boa maneira de fazer isso é se perguntar o motivo que faz as pessoas estarem alí.
As duas redes sociais mais utilizadas no momento são o Facebook e o Instagram. Os usuários dessas duas redes não têm como principal objetivo comprar algo, mas sim se entreter, e através dessa informação você pode montar uma estratégia para ser visto e, consequentemente, vender.
Outro ponto importante, é saber em quais redes sociais divulgar o seu produto. Mas não se preocupe, a resposta é simples. Divulgue onde o seu cliente está. Parece até meio óbvio, mas às vezes acabamos nos esquecendo disso e gastamos tempo e trabalho à toa.
Até aqui tudo certo? Então podemos partir para o próximo passo, que pode determinar a velocidade que suas vendas de ocorrerão.
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Usar perfil pessoal ou comercial para vender móveis nas redes sociais?
Quando criamos uma conta em alguma rede social com o objetivo de venda, somos logo induzidos a criar uma página, no caso do Facebook, ou uma conta profissional, no caso do Instagram.
Mas antes de tomar essa decisão, entenda isso:
“Pessoas seguem pessoas”
As pessoas não gostam de seguir empresas, não gostam de seguir a Itatiaia ou a Brastemp, mas sim o João, a Maria… Por isso, utilizando as redes sociais com o seu nome, você conseguirá seguidores mais facilmente do que através de uma página ou perfil empresarial.
A desvantagem do perfil pessoal para vender móveis planejados é que o seu nome ficará atrelado com a marca, ou seja, você vai precisar estar sempre presente naquela rede social para interagir com os seguidores.
Em um perfil comercial não é necessário que você fique “preso” àquela rede social, pois a marca não estará vinculada a sua pessoa. Mas é importante que tenha alguém como personagem da sua empresa, pois aumenta a interação.
Dica: No Instagram, mesmo que escolha se apresentar como pessoa, mude seu perfil para conta profissional, pois permite que você tenha acesso a métricas relevantes sobre o perfil.
Agora vamos para um dos tópicos que considero de maior importância.
Produza conteúdo, não propaganda.
Para vender móveis nas redes sociais é muito importante entender isso. Como você sabe, as pessoas estão em busca de entretenimento, não de propagandas.
O conteúdo faz com que o usuário venha até você e, por vontade própria, te siga. É através desse movimento por parte do cliente que as possibilidades de vendas aumentam.
Para que sua produção de conteúdo fique interessante vou dar algumas dicas de conteúdos:
Mostre os bastidores
As pessoas têm curiosidade em ver como funciona o processo de fabricação de um móvel, mostre à elas.
Dê dicas
Muitos seguidores são atraídos através de dicas sobre o seu nicho. Algumas ideias são:
- Como escolher o material dos móveis;
- A diferença dos acabamentos;
- Quais ferragens usar nos móveis;
- Como não ser enganado ao comprar móveis planejados;
Conte Histórias
Todos gostam de boas histórias, dê isso para o seu público. Conte como você começou, histórias de clientes que compraram seus móveis, alguns acontecimentos do dia a dia…
Um bom conteúdo faz com que as pessoas queiram comprar de você, por isso insisto em dizer que essa parte é fundamental para o seu negócio.
Entenda como funciona a rede social que escolheu, pois faz muita diferença. O Instagram, por exemplo, é uma rede social muito visual. Um conteúdo de valor nesse caso, seriam boas fotos dos móveis seguidos por uma legenda interessante.
Dica: Para vender móveis planejados nas redes sociais é importante despertar o desejo do cliente, então, independente da rede social utilizada, faça boas fotos dos seus produtos.
Veja agora algo que pode mudar a percepção do cliente em relação ao seu produto.
Interaja com seus seguidores nas redes sociais
Quando as pessoas percebem que você responde aos comentários e mensagens, gera automaticamente uma maior confiança, e isso quebra algumas objeções.
Sempre que alguém entrar em contato, busque ajudar a pessoa de maneira honesta, pois existe um gatilho mental chamado reciprocidade, que faz com que a pessoa sinta-se devedor de algo a você. Muitos acabam comprando seus produtos como uma forma de retribuir sua ajuda, mesmo fazendo de maneira inconsciente.
Mãos à obra
Como você pode ver, vender móveis na internet exige um certo conhecimento sobre marketing, mas nada muito complexo. Com o que aprendeu aqui você já pode começar a atrair seus primeiros clientes.
Então vamos lá, hora de pôr em prática o que aprendeu. Um bom começo é visitar o nosso Instagram, aproveite e observe como é feito os conteúdos e utilize como fonte de ideias para criar o seu.